Chorar é uma dádiva que todos deveriam liberar diante da intensidade com que as emoções acometem.
Chorar é um recurso precioso que pode trazer inúmeros benefícios.
“Engole esse choro.”
“Já vai começar a chorar?”
“Como você é chorona!”
“Homem não chora.”
“Se não parar de chorar, você vai apanhar para chorar com motivo.”
Essas frases, infelizmente são comuns de ouvir na infância.
Há consideráveis diferenças de choro entre pessoas dependendo da idade, gênero, estrutura psicológica, cultura e exposição ao stress ou a situações traumáticas.
Confira 5 razões para você nunca mais reprimir seu choro:
1. Regulador físico e mental: Ao chorar, nosso cérebro libera neurotransmissores e hormônios que acalmam e regulam a intensidade das emoções, apaziguando a tensão mental.
2. Traz clareza e insights: Nem todas as pessoas têm a mesma necessidade de chorar. Algumas choram mais e mais facilmente que outras.
3. Aumenta a intimidade consigo e com outras pessoas: Acolher o próprio choro permite um contato mais íntimo consigo mesmo. Quando você se acolhe e compreende o que precisa, você cria uma relação mais profunda com sua criança interior, que muitas vezes está carente.
4. Traz ajuda e amparo: Um dos possíveis propósitos evolutivos do choro é ativar a empatia e o impulso de cuidado do outro, isto é, conseguir obter ajuda ou ser poupado de um sofrimento.
5. Ajuda a elaborar o luto: Perder alguém querido pode ser traumático. Por isso, realizar o processo de luto é fundamental para gastar e diluir a dor emocional da perda.