Quando se fala em acupuntura, a primeira imagem que vem à cabeça é de uma porção de agulhinhas sendo espetadas no corpo. Mas uma outra ferramenta terapêutica baseada nos princípios da tradicional medicina chinesa e influenciada também pela psicologia moderna vem ganhando destaque em pesquisas científicas e sendo mais difundida e utilizada na cura de questões físicas e emocionais.
Também chamada de acupuntura sem agulhas, a Emotional Freedom Technique (Técnica de Libertação Emocional – EFT) baseia-se no método criado há mais de cinco mil anos, já que fundamenta-se, assim como o tratamento preconizado pelos chineses, na estimulação de pontos (meridianos) espalhados pelo corpo.
O objetivo da ferramenta é liberar energias que, quando bloqueadas, impedem o fluxo de emoções e sentimentos, levando a desconfortos não só de ordem psicológica, como mágoas, raiva e ansiedade, mas também físicos.
De acordo com o método, uma vez que o paciente se conecta com o pensamento ou memória que causa desconforto e toca, ao mesmo tempo, determinados pontos do corpo – nove ou 14, conforme a sequência escolhida –, é possível acessar e desbloquear a energia represada.
Embora ainda haja quem desconfie de terapias alternativas ou complementares, como também são chamadas, estudos científicos vêm demonstrando, na prática, os benefícios reais dessas técnicas na saúde.
Fonte: CETN – Centro de Estudos de Terapias Naturais