Ter um momento de paz para refletir sobre os próprios sentimentos dentro de uma rotina cada vez mais corrida nem sempre requer um local silencioso, alguns minutos de folga ou total desligamento do mundo exterior, essa é a beleza do Ho’oponopono.
Por mais incrível que esta ideia possa parecer, existe uma técnica para tornar o seu dia a dia mais relaxante e tranquilo por meio da limpeza mental e espiritual, sem conotação religiosa.
Essa técnica é ho’oponopono.
A palavra “ho’o” significa “causa” em havaiano, enquanto “ponopono” quer dizer “perfeição”. O termo “ho’oponopono” pode ser traduzido como: “corrigir um erro” ou “tornar certo”.
Trata-se de uma prática que não requer muitos ensinamentos, mas é poderosa para purificar o próprio corpo e se livrar de memórias ou sentimentos ruins, que prendem a mente em uma sintonia negativa.
Como ela funciona?
Parte do pressuposto de que tudo o que conhecemos como “realidade” é experimentado de forma individual pela nossa mente. Aquilo que você sente, ouve, vê e até as coisas ou pessoas que conhece sofrem influências do seu “eu” interior.
Sendo assim, tudo o que acontece a sua volta envolve a sua participação, já que você é responsável pelo que pensa e sente.
O seu principal objetivo é buscar a cura desses problemas por meio do perdão. Não necessariamente o perdão dos outros, mas, principalmente, o de si mesmo.
A versão tradicional do ho’oponopono é composta por quatro frases principais:
– sinto muito;
– me perdoe;
– eu te amo;
– sou grato.
A simples repetição dessas palavras é capaz de ativar a liberação de bloqueios, lembranças negativas e traumas para que você assuma um controle mais tranquilo sobre o próprio corpo e a própria vida.
Os principais benefícios de praticar essa técnica são:
– Regeneração das memórias celulares;
– Tornar protagonismo da própria vida;
– Adquirir estabilidade emocional;
– Ter relacionamentos mais saudáveis.