A meditação é definida tipicamente de duas maneiras: segundo o método ou conforme o estado. A primeira diz respeito à família de técnicas de treinamento mental, incluindo procedimentos e o passo a passo. Já a segunda refere-se aos estados alterados particulares de consciência, que surgem no processo de desenvolvimento. Trata-se de uma prática integrativa e complementar em saúde (PICS), presente em muitas culturas ocidentais, mas cuja base está nos sistemas tradicionais de medicina do Oriente, que ganha cada dia maior espaço no mundo contemporâneo, como componente importante para o desenvolvimento individual e à longevidade.
Nesses tempos tensos que estamos vivendo, em que a ansiedade e o medo nos rondam a todo o instante, é preciso ter cuidado redobrado com a saúde mental. E a meditação pode ser de grande ajuda.
Reservar alguns momentos do dia para prestar atenção no aqui e agora, aquietar a mente e respirar são ações que fazem parte desta prática. Confira, abaixo, as dicas que especialistas no assunto dividiram com a gente e comece a meditar hoje mesmo.
A meditação é uma técnica ancestral que desenvolve a concentração, a tranquilidade e o foco no presente. Significa voltar-se para o centro. Meditação é uma pausa, momento em que os barulhos dos pensamentos não são tão importantes, é estar em contato com a própria essência, longe da materialidade.
Quem medita esvazia a mente por alguns momentos e aprende a ficar em silêncio, o que pode ser complicado para algumas pessoas.
Além das técnicas ensinadas por profissionais da área, podemos também experimentar momentos meditativos ao longo do nosso dia ao estarmos totalmente presentes no agora, nas sensações do corpo e no ambiente que nos rodeia. Como em um momento de introspecção e conexão ou durante uma atividade ativa, como a dança e yoga, por exemplo.
Quais os benefícios da meditação?
A meditação auxilia na ativação do sistema nervoso parassimpático, o qual proporcionará ao corpo relaxamento profundo através da diminuição de cortisol (hormônio do estresse), também melhora a produção de enzimas digestivas e, com isso, o fortalecimento do sistema imunológico.
A meditação, além de reduzir o estresse e ansiedade, aumenta a energia e a criatividade. Melhora a saúde como um todo, regula pressão arterial, promove reversão do envelhecimento, melhora a memória, inteligência e expande a mente.